quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PF vê "indícios" de que vazamento do Enem "tem fundamento"

A Polícia Federal de Juazeiro (BA) iniciou na segunda-feira, dia 9, as investigações preliminares para apurar denúncia de suposto vazamento do tema da redação do Enem, a partir de denúncia feita por professores de um curso pré-vestibular de Petrolina (PE). A cidade, a 769 quilômetros do Recife, é separada de Juazeiro (BA) pelo Rio São Francisco. 'Há indícios de que a história tem fundamento', observou o delegado federal Alexandre de Almeida Lucena.
O delegado colocou uma equipe para fazer um levantamento inicial do ocorrido e coletar nomes de professores e alunos a serem ouvidos. O passo seguinte, se a história tiver consistência, será a instauração de inquérito policial. 'Neste caso, vamos buscar saber como se deu (o suposto vazamento) e se alguém recebeu vantagem', afirmou o delegado.
Mais de uma hora antes do início da prova do Enem, no domingo, um grupo de estudantes que faria a prova procurou os professores do Curso Geo Petrolina Pré-Vestibular que haviam montado um ponto de apoio para tirar dúvidas e esclarecer candidatos, próximo à Universidade de Pernambuco (UPE) e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (Facap), locais de realização do concurso. Os candidatos pediam ajuda para desenvolver a redação se o tema fosse 'trabalho e escravidão'.
De acordo com o professor de português Marcos Freire, um dos estudantes, aluno do curso Geo, disse que o tema da redação havia sido vazado em São Raimundo Nonato (PI) e que ele tinha recebido a informação.
O boato se espalhou e outros candidatos recorreram aos professores. 'Na hora não acreditei na história do vazamento, mas atendemos aos alunos, discutindo o tema', disse o professor Marcos Freire.
Os professores Ramón Bandeira e Diego Alcântara também desempenharam o mesmo trabalho, discutindo o assunto com os estudantes, de acordo com o coordenador do Curso Geo, Nivaldo Moreira.
Depois da prova, veio a preocupação dos professores, ao saber da confirmação do tema Trabalho na Construção da Dignidade Humana, com dois textos de apoio, trabalho escravo e futuro do trabalho. 'A questão é séria e terminamos nos envolvendo por não termos dado a devida dimensão ao fato', avaliou Freire.
A OAB teve notícia do caso e está averiguando, 'com cautela', as informações. A PF investiga a história.



Por Angela Lacerda. Atualizado: 9/11/2010 18:45, Acessado em: http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=26282001

Nenhum comentário:

Postar um comentário