segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Educação e Tecnologias o novo ritmo da Informação

Indicamos este livro para todos que estão interessados na relação educação/tecnologias, iniciando nessas questões e estão interessados em aprender. O livro tem uma linguagem simples e pode ser lido até por aqueles (as) que não desfrutam das tecnologias. Com a leitura do livro, podem ter um aprendizado sobre a diversificação das tecnologias da informação no Brasil e como as TIC podem ajudar no progresso educacional brasileiro. Kenski, ao final do livro, apresenta algumas questões que podem ser discutidas e trabalhadas em grupos de estudo ou em salas de formação de professores. Além disso, há um glossário com todos os termos importantes dessas novas tecnologias, que não podemos deixar de saber.

Sinopse: O termo "tecnologias" tem sido muito empregado na área educacional, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro, Vani Kenski encarou o desafio de refletir sobre as relações entre educação e tecnologias evitando os jargões, as teorias e abordagens específicas desses campos de conhecimento.
São apresentadas explicações sobre as tecnologias, sobretudo as mais recentes, de uma forma acessível a todos, mesmo àqueles que nunca utilizaram computador nem navegaram na internet. A autora busca construir um diálogo com os leitores, abordando o tema de maneira abrangente, simples e esclarecedora, mais sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação.
O tema é introduzido com um exemplo surpreendente de como é possível fazer educação mediada pelas mais novas tecnologias digitais, para, a seguir, contar a longa história de relacionamentos entre os vários tempos da sociedade, os sucessivos avanços tecnológicos e seus reflexos num processo de ensino e aprendizagem.


KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário